segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sabedoria Búdica

Certa vez – contava-se – uma mulher jovem e bela viu adoecer e definhar seu filhinho. Quando a vida abandonou o corpo da criança, a mãe enlouqueceu de pesar. Apertando ao peito o filho morto, saiu de casa em casa, pedindo um remédio que lhe restituísse a vida. Por fim, chegou à morada de um monge. Este, apiedado, murmurou consigo mesmo: “Ela não compreende”. E, em voz alta: “Minha pobre filha, eu não tenho o remédio que pedes; mas sei de alguém que o tem”.

“Dize-me quem é!” implorou a mãe.

“É o Buda. A ele é que deves dirigir-te.”

Ansiosamente ela foi em busca de Gautama. E o “Iluminado” declarou: “Sim, conheço o remédio eficaz. É a semente da mostarda.” Mas, quando já a mulher se regozijava com a indicação de remédio tão comum, o profeta continuou: “Tens de obtê-la em alguma casa onde nunca haja morrido nenhum filho, marido, pai ou escravo.”

A jovem mãe partiu em procura do remédio. Aonde quer que fosse, as pessoas se mostravam solícitas em dar-lhe a desejada semente. Mas a mulher perguntava: “Esta casa nunca foi atingida pela morte de nenhum filho, marido, pai ou escravo?” E respondiam-lhe tristemente: “Tal casa não existe em parte alguma. Os mortos são muitos, os vivos, poucos.”
Então, mergulhada em profunda cisma, ela se encaminhou a uma floresta e lá enterrou a criança. Quando tornou para junto de Gautama, este perguntou: “Encontraste a semente da mostarda?” E a mulher respondeu: “Não, meu mestre, mas encontrei a cura. Sepultei a minha dor na floresta. E agora estou pronta para seguir-te em paz.”

Fonte: Henry Thomas e Dana Lee Thomas. Vidas de Grandes Capitães da Fé. RJ: Editora Globo, 1948, p. 42-43.

Nenhum comentário: