02/06/2015
– Terça Feira – Terceiro dia – Vigésima Semana de 2015.
Tenho tido contato com algumas colegas
Organizadoras Profissionais e há um debate bastante acalorado a respeito da
atividade exercida e sua complexidade. Nas minhas pesquisas, encontrei várias
definições e conceitos que geram dúvida quanto ao serviço profissional.
Personal Organizer é um consultor, em
primeiro lugar. Inicia-se o contato com o cliente através de um questionário
para que o profissional faça uma análise das necessidades desse cliente,
levando-se em conta o estilo de vida de todos que residem ou trabalham no mesmo
lugar. A partir desse ponto, começa a elaboração do projeto de organização, que
engloba o tempo previsto para o serviço e a sugestão de compra de alguns
objetos organizadores, ou até de pequenas mudanças na disposição de móveis,
para viabilizar o trabalho.
Uma vez aprovado o projeto, a
Organizadora Profissional voltada para Residências (que é o meu nicho), marca o
dia para a execução do serviço e recomenda que o cliente esteja presente,
porque o primeiro passo é a separação de objetos que não tenham utilidade e
estão ocupando lugares que podem ser aproveitados de forma mais funcional. Esta
fase é o chamado “descarte”, mas isso não significa que tudo o que não está em
uso será jogado fora, porém, será aproveitado de maneira diferente: doação,
distribuição para as pessoas da família, pequenos consertos, e até venda num
brechó ou pela internet.
Por que guardar uma peça de roupa
manequim 40, quando você usa tamanho M a mais de 10 anos, ou então, vários
jogos de café com peças desaparelhadas e livros que você poderia se desapegar?
Para isso, a presença de um profissional
em organização faz toda a diferença, pois junto com o cliente é possível
avaliar a importância e uso peça por peça, definir os espaços para acomodar
cada coisa no seu lugar, fazendo a categorização e a melhor distribuição dos
objetos no ambiente que está sendo organizado.
Tendo sido feito o descarte e a
separação dos objetos por categoria, chega o momento de colocar em ordem e no
lugar estipulado o que foi separado. Nesta fase, o trabalho pode ser feito
apenas pelo Profissional em Organização.
Contar com um Personal Organizer é
investimento (e não despesa), porque é um profissional preparado para utilizar
e ensinar técnicas, ideias e tecnologia em organização. É um ouvinte atento;
estuda o estilo de vida de seu cliente, seus hábitos, suas preferências e
atividades no dia a dia doméstico. Adapta a residência para que ela se torne um
lar mais aconchegante e prazeroso para morar. Assim, você ganha:
TEMPO, pois acha o que procura mais
rapidamente;
ECONOMIA, porque não gasta comprando produtos
que você esqueceu que tinha em casa;
ESPAÇO, porque otimiza a utilização dos
objetos e deixa tudo mais visível e prático;
QUALIDADE
DE VIDA, pois há
diminuição do estresse;
PRAZER, porque pode curtir sua vida e sua casa
como você merece!
Organização é um processo, não um estado
alcançado em um dia. Um Organizador Profissional pode ajudá-lo a criar um
sistema de organização em alguns dias. Depois disso, o desafio é continuar a
mantê-lo e trabalhar com ele um dia de cada vez. A boa notícia é que, uma vez que
você aprenda bons sistemas, hábitos e ferramentas, a mudança torna-se mais
fácil.
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