terça-feira, 22 de novembro de 2011

XÔ FRITURA



Na maioria das cidades brasileiras as temperaturas já começaram a subir, indicando que o verão está cada dia mais próximo. Com isso, a preocupação com o corpo parece atormentar ainda mais os nossos dias. Porém, para estar linda na estação mais quente do ano, é preciso controlar a gula e praticar exercícios. Então, que tal começar eliminando de vez a gordura ruim do seu cardápio?
“Um dos piores tipos de gordura que podemos consumir é a gordura trans. Elas são encontradas em alimentos industrializados como as margarinas, biscoitos, sorvetes, salgadinhos, alimentos fritos e qualquer alimento que utilize gordura vegetal hidrogenada em sua preparação. Outra gordura que faz mal quando consumida em excesso é a saturada, presente em alimentos de origem animal como carnes e derivados do leite”, destaca a Nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta.
De acordo com a especialista, estes dois tipos de gordura aumentam o risco de doenças cardiovasculares e a produção de radicais livres, fato que está relacionado com o envelhecimento precoce e vários tipos de câncer.
“Os alimentos, principalmente aqueles ricos em gorduras trans, que muitas vezes chamamos de calorias vazias, são pobres em vitaminas e minerais. Por isso, quando substituímos alguma refeição por um fast food, por exemplo, deixamos de ingerir essas vitaminas e minerais que modulam todas as funções do nosso corpo, como formação de colágeno na pele e produção de serotonina, que é responsável pelo bom humor, contração muscular e pela saúde de cabelos e unhas, desequilibrando todo nosso o organismo”, explica Mariana.
O consumo exagerado de gordura também aumenta o processo inflamatório do organismo, o que estimula a gordura abdominal, por exemplo, e pode criar resistência à insulina, o provoca a diabetes. Contudo, a Nutricionista destaca que nem só de gorduras ruins vivem os alimentos...
“Não devemos esquecer que existem as gorduras de boa qualidade e que elas devem ser ingeridas diariamente. Dentre elas, destacam-se os peixes e as oleaginosas, que são ricos em gorduras monoinsaturadas, como o ômega-3, que está associado com diversos benefícios ao organismo, como a redução de inflamações, redução do colesterol do sangue, e o melhor desenvolvimento do cérebro”, diz ela.

Dica da nutricionista
- No mercado existem marcas de biscoitos que não possuem aditivos químicos. Mas, se puder, faça biscoitos e bolos em sua própria casa, substituindo alguns ingredientes, como a margarina por manteiga, a farinha branca por aveia ou farinha integral, por exemplo.
- Não faça frituras. Ao invés de fritar as batatas, por que não leva-las ao forno?
30 g de batata frita que equivale a 12 palitos, tem, em média, 160 calorias, sendo que mais da metade dessas calorias são compostas por gordura.
Enquanto isso, 100 g de batata assada não tem 100 calorias. 30 g de batata assada têm, em média, 30 calorias. O que você prefere?
- Para a batata ficar mais gostosa, corte-as em tiras como se fosse fritar. Então, coloque as batatas cortadas em uma panela antiaderente com um pouco de azeite no fogo baixo. Para que elas fiquem douradas e ainda mais gostosas, acrescente cebola e salsinha (temperos naturais). Essa opção fica um pouco mais calórica do que a assada, 30 g de batata nessa preparação tem, em média, 55 calorias.

Nenhum comentário: